Arte, moda e luxo: os diálogos provocados por Joana Vasconcelos
Joana Vasconcelos no cenário/ instalação/obra de arte do desfile da Dior
O ateliê da artista Joana Vasconcelos
O cenário incrível do desfile
O mês de março é cheio de assunto por aqui: as celebrações (e micos) do Dia Internacional da Mulher pelo mundo e, também, a semana de moda outono/inverno de Paris, a Paris Fashion Week das marcas prêt-à-porter. Um dos desfiles mais incríveis foi o da Dior, que colaborou com a escultora portuguesa Joana Vasconcelos.
Suas esculturas monumentais, aparecem no cenário internacional pela valorização da tradição artesanal portuguesa e do trabalho manual. Nas suas obras são utilizados materiais como crochê, bordados, rendas e azulejos combinados com elementos contemporâneos, tais como plásticos, acrílicos e espelhos. A força desse trabalho é tão grande que essa escultura usada como cenário para o desfile, da série Valquírias se destacou muito mais do que a própria coleção de roupas da marca francesa. Também pudera, uma obra gigantesca de 24 metros de extensão por sete de altura, feito inteiramente à mão incorporando os 20 tecidos da coleção, além de milhares de luzes de Led e lantejoulas chama realmente a atenção. Um trabalho extremamente feminino, rebuscado e até meio rococó. A primeira vez que ouvi falar de Joana Vasconcelos foi em 2012, por causa da sua exposição individual aqui no Château de Versailles. Um diálogo muito interessante onde certas obras quase se fundiam com a decoração luxuosa do castelo.
Aliás por conta desse desfile, dois temas que se entrelaçam, surgiram no meu Instagram durante a semana: o que é o luxo e se a arte é considerada um luxo. As respostas foram tão interessantes quanto surpreendentes. A moda é frequentemente associada à ostentação e ao excesso, enquanto a arte é um meio para expressar ideias e emoções, e que dependendo do ponto de vista, especialmente o mercadológico ou educacional, é sim considerada um luxo. E o luxo puro é percebido como um privilégio, mas não sobre coisas materiais, e sim nos sonhos e desejos simples como ter tempo ou observar um pôr-do-sol. Tudo isso pra dizer como esse assunto ainda pode dar margem pra inúmeras interpretações e também como as colaborações arte x moda podem trazer potência, criar significados e reflexão. E você, já parou pra pensar no que é luxo?
As valquírias no Chatêau de Versailles em 2012